A beleza natural das aguas cristalinas de bonito é sempre pauta quando o assunto é o destino mais atrativo para turistas em Mato Grosso do Sul
Porém, nem todo mundo conhece a história de Bonito e é dela que vamos falar.
Origem e formação de Bonito
A origem de Bonito tem início na história da formação do múnicipio de Miranda que está vinculada à expansão espanhola do século 16, no vale do Paraguai, servindo de apoio às expedições com intenção de alcançar as minas do Peru.
O atual município de Bonito foi ocupado pelo militar espanhol Ruy Dias Melgarejo, fundador da cidade de Xerez, às margens do Rio Mbotetei, hoje, Rio Miranda.
Apenas algumas famílias da cidade de Xerez conviviam pacificamente com os indígenas e, em razão de vários conflitos, o povoado acabou se mudando para as margens do rio Mondego, rio Aquidauana.
A partir daí, eles foram atacados por bandeirantes paulistas e colonos espanhóis, que pretendiam aprisionar os índios e mestiços aldeados para escravizá-los, abandonando novamente o local.
Assim, o capitão-general da Capitania de Mato Grosso, Caetano Pinto de Miranda Montenegro, ordenou que fosse construído o Presídio Nossa Senhora do Carmo do Rio Miranda, em 1778.
Em volta desse presídio começou a se desenvolver um pequeno povoado, que se tornou a vila chamada de Miranda, em 1857. Em 7 de outubro de 1871, a vila se tornou município.
Com o crescimento do município de Miranda surgiu um núcleo habitacional nas terras da fazenda Rincão Bonito.
A fazenda possuía uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida pelo capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que chegou à região em 1869 e é considerado o desbravador de Bonito, assim como seu primeiro escrivão e tabelião, incentivando a fixação dos primeiros moradores da vila.
Foi quando Bonito passou a denominar-se Rincão e figurar como distrito no município de Miranda.
Em 11 de junho de 1915, a vila Rincão Bonito é elevada a Distrito de Paz de Bonito, com área desmembrada do município de Miranda, mas com subordinação administrativa.
Foi apenas em 2 de outubro de 1948 que houve a elevação do distrito a município, retornando à antiga denominação de Bonito.
0 Comentários